Thais Monteiro Brum

Que Tipo de Discípulo você é?

Posted on: 17 de maio de 2012

 

QUE TIPO DE DISCÍPULO VOCÊ É?

Uma reflexão desafiadora para todos nós!

 

Penso que mais do que descobrir coisas novas, o maior desafio da presente geração é conseguir pôr em pratica antigos bons ensinamentos. Aliás, este é um dos significados do dicionário para discípulo: “aquele que aprende”. Jesus disse a todos: “Siga-me” (Mc 8:34)! Seguir Jesus é o primeiro chamado.  Ser e fazer discípulos verdadeiros!

Mas como identificar se eu sou um verdadeiro discípulo? Há muitas respostas clichês. A primeira delas é: Sou escolhido de Deus! Gostamos de declarar que somos escolhidos de Deus como se isso nos tornasse imunes ao erro. Todavia, Judas não se ofereceu para seguir Jesus. Ele foi escolhido (Mt 10:1-5).

Uma outra maneira que muitos usam para identificar verdadeiros discípulos é oenvolvimento na obra do Senhor. Quanto mais trabalhamos em atividades congregacionais, mais somos vistos como bons discípulos. Mas Judas trabalhava muito no ministério de Jesus (Mc 6:38-42).

Há ainda o entendimento de que ser usado publicamente por Deus, nos dá crachá de discípulo. “Se alguém é usado para curar enfermos, prega com autoridade ou expulsa demônios certamente é bom seguidor do Salvador”. Entretanto, Judas fez tudo isso (Mc 6:7-13).

Resta ainda a afirmativa de que o líder, o que tem cargos eclesiásticos deve ser grandeem Deus. Só que Judas tinha um cargo. Ele era o tesoureiro (João 12:6).

Talvez você esteja confuso. “Se não posso me afirmar um discípulo pela escolha de Deus, trabalho na obra, vida ministerial, unção ou liderança, o que me resta? Como poderei identificar um verdadeiro discípulo?”

Nós simplesmente não podemos. Não temos acesso ao único instrumento de análise: o coração. Não conhecemos o coração das pessoas e na verdade não conhecemos nem mesmo nosso próprio e enganoso coração (Jr 17:9). Mas há alguém que conhece: “… o SENHOR sonda os corações.” (Pv 21: 2)

Judas provou que não basta estarmos inseridos num grupo de pessoas que seguem Jesus. Nós precisamos amar Jesus!  A única entrega que interessa é a entrega total (Mt 22:37)! Se assim não for nós vamos debandar ao ouvir uma palavra dura (Jo 6). Ao ver nossa pele em risco, vamos negá-Lo (Mc 14:68). Ou pode ser que ao ver nossas expectativas frustradas, nós cheguemos à  trai-Lo (Mt 26:15, Jo 12:6). Interessante que a motivação da traição de Judas foi perceber que Jesus não via as coisas como ele. O olhar de Jesus sobre dinheiro, estruturas sociais; sobre o plano de Deus para Israel, tudo era diferente do que Judas esperava.

É possível fazer muitas coisas para Deus vivendo longe dEle (Mt 15:8). Mais do que se envolver nas causas de Cristo, precisamos dar-lhe nosso coração. E isso não é utopia.

Não nos enganemos. Formatos que alegram homens nem sempre tem aprovação de Deus. Somente se O amarmos mais do que tudo nós O seguiremos pra valer. E seremos chegados a Ele com tamanha intimidade a comer na mesa do Pai recostados sobre Seu peito (Jo 13:25) e ouvir ali revelações dignas de alguém da mais extrema confiança do Mestre.

Que tipo de discípulos temos sido para Cristo? Essa não é uma pergunta acusadora e não tema ouvir a resposta que só Ele tem. Se quebrantados, por Ele seremos acolhidos e orientados com todo Seu amor.

“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.” (Sl 139:23,24)

 

Carinhosamente em Cristo,

 

Thais Monteiro Brum

thaisapaixonadaporjesus@yahoo.com.br

http://twitter.com/thaissmbrum

http://www.youtube.com/watch?v=arpaYVrjquI&feature=relmfu

Anúncios

Expresse sua opinião.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Thais Monteiro Brum

Sentindo e curtindo no ar um cheiro de novos tempos

“Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz…” Isaías 43:19

Olá amados de Deus!

A paz e a graça do Senhor Jesus sejam com todos.

Este ano tem sido um ano muito especial e poderoso em Deus. Em muitos aspectos sinto a minha vida e a vida de pessoas que amo avançando rápido para diversas mudanças positivas. Há um sentimento em muitos corações de que este é um tempo de viver o novo de Deus.

“E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.” (Apocalipse 21 : 5)

E dentro deste contexto de despertamento, renovo, mudanças e avanços espirituais estou recomeçando um blog, do zero. Sinto que será uma oportunidade maravilhosa de repartir com mais vidas aquilo que vivido com Deus e já a quase 10 anos venho repartindo em sites diversos.

Espero que este seja um lugar para você ser abençoado sempre que desejar ou precisar. Espero também que aqui eu seja abençoada pelos comentários que chegarão.

Mais do que sentir um cheiro de “novos tempos” é preciso viver estes novos tempos. E isso só se faz dando NOVOS PASSOS.

Que cada coração seja encorajado neste dia a buscar uma alegria e vigor novos na presença do Senhor. Que cada coração esteja disposto a pagar o preço embutido no caminho de novas conquistas.

Um Deus grande faz grandes coisas na vida daqueles que se colocam à Sua disposição para viver Seu Querer.

“Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele…” (II Crônicas 16 : 9)

Com amor

Thais Monteiro Brum

http://twitter.com/#!/thaissmbrum

“Ensina-nos a contar os nossos dias…” (Salmos 90:12)

maio 2012
S T Q Q S S D
« abr   jul »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
%d blogueiros gostam disto: