Thais Monteiro Brum

PRIORIDADE

Posted on: 10 de abril de 2012

PRIORIDADE

 

“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”  (Mateus 6:33)

 

Dias atrás estava em grande conflito. São tantas responsabilidades e fica a constante sensação de que não há tempo suficiente para cumprir com todas elas. É tão comum ouvir ou dizer “gostaria que o dia tivesse 30 horas”. Será certo ter este sentimento?

Após muita reflexão estou concluindo que o que nos falta é uma definição correta a respeito de prioridade. É imprescindível ter uma visão clara e objetiva de cada situação e saber o que deve ser feito em primeiro lugar. Dando sempre foco ao mais importante, ao fim de cada dia não haverá grandes tormentos mentais. E o provável é que a organização da rotina nos leve, em curto prazo, a um estado emocional mais leve.

O texto que abre esta reflexão desperta-nos a colocar Deus em primeiro lugar. Acredito que antes de obedecer à Bíblia, precisamos compreendê-la corretamente. Os significados do dicionário para o verbo buscar são, entre outros, andar à procura, tratar de descobrir, pender para. Sendo assim, colocar Deus em primeiro lugar seria:

1- Andar a procura de Deus. Desenvolver um relacionamento pessoal com Ele, buscando-O em oração, lendo Sua palavra e rendendo-Lhe adoração.

2- Tratar de descobrir a vontade de Deus para nossas vidas e então pender-se (inclinar-se) para ela, obedecendo-a. Vontade essa que é revelada no dia a dia desse relacionamento com Deus.

Falar de vontade de Deus é complexo. Há opiniões bem diversas sobre a caminhada ideal de um Cristão. A prova são as denominações cristãs se multiplicando por aí. No entanto, a respeito de certo assunto há quase unanimidade: Família. O valor da Família é ensinado em qualquer linha teológica. A família foi a primeira instituição criada por Deus (Gn 2:24). Ela é a prioridade verdadeira do cristão. Deixe-me compartilhar um versículo com você: “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.” (I Timóteo 5:8).

O ritmo desde século está cegando o entendimento da humanidade. Temos sido enlouquecidamente engajados em tantas coisas! E estamos cada vez mais relaxados quanto aos relacionamentos mais importantes de nossas vidas. Duas situações contribuem muito para o desleixo quanto ao seio familiar: vida ministerial e vida profissional.

Estamos acostumados a confundir buscar Deus em primeiro lugar com ativismo ministerial. Envolvemo-nos em mil atividades em nossas igrejas locais entendendo que estamos fazendo a vontade de Deus. Obviamente, Deus quer nos usar e nossas mãos são bem vindas em Sua obra. Porém um descontrole tem conduzido muitos de nós a viver em função de responsabilidades eclesiásticas. Alguns praticamente moram dentro das quatro paredes da “igreja”.

Há também muitos cristãos dedicando todo seu tempo e suor em subir profissionalmente, ganhar dinheiro, “ser um vencedor” na vida. Estudando, trabalhando, investindo cada vez mais e mais.

Veja bem, é agradável a Deus que coloquemos nossos dons e talentos à Sua disposição para servir a Ele e ao seu povo. Podemos ser bons profissionais, querer ter uma vida melhor. Mas é preciso sempre expor o coração a um sondar de Deus (Sl 139:1). O problema da torre de Babel foi a motivação da sua construção: “Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.” (Gn 11:4). Qual é a motivação de nossos esforços?

Seja qual for a resposta, não podemos esquecer das pessoas mais importantes de nossas vidas, as quais foram colocadas ao nosso redor pelo próprio Deus a quem queremos obedecer. Excessivamente ocupados, não conseguimos ser os pais, mães, filhos, avós, primos, tios, irmãos e amigos ideais. Hoje em dia não temos tempo para as pessoas!

Só uma pessoa de relacionamentos saudáveis pode ser realmente feliz. E consequentemente estudar melhor, trabalhar melhor e servir melhor a Deus. Já uma pessoa vencedora em seu ministério ou profissão, porém de relacionamentos doentes, vive uma farsa.

Não se deixe enganar. Dê o seu melhorem tudo. Issoé bom. Mas principalmente, dê o seu melhor aos seus. Quando você precisar, será com eles que você vai contar. Reserve um pedacinho do seu tempo aos seus amigos, visite seus avós, converse com seus filhos, ajude seus pais, dê carinho ao seu cônjuge. Acredite que mesmo com toda essa correria, isso é possível. Sabe como?

Com um coração bem cuidado pela oração, uma mente bem cuidada pela reflexão da Palavra de Deus e um corpo bem cuidado com boa alimentação. Assim, temos todas as condições de dar conta de tudo. De tudo que realmente for importante.

“…aprendam primeiro a exercer piedade para com a sua própria família, e a recompensar seus pais; porque isto é bom e agradável diante de Deus.”  (I Timóteo 5:4)

 

Carinhosamente em Cristo,

Thais Monteiro Brum

Anúncios

1 Response to "PRIORIDADE"

É verdade, Thais. A família vem antes da carreira. Acredito que o odre para este tempo é a família. Precisamos avançar na direção de que cada igreja se torne uma família, e cada família se torne uma igreja. Precisamos desenvolver relacionamentos fortes, alianças, comunhão genuína, sem abusos ou hipocrisias. Precisamos andar na luz, segundo 1 João 1.7 e Mateus 18. Isso protegerá a igreja e manterá a paixão acesa entre nós, pois estaremos unidos em uma mesma causa, tal qual os crentes em Atos 1.14 à espera do Espírito Santo. Precisamos construir, edificar sob a direção do mesmo Espírito, para que nada se perca nos anos vindouros, pois o que Ele está para realizar nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano.

Expresse sua opinião.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Thais Monteiro Brum

Sentindo e curtindo no ar um cheiro de novos tempos

“Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz…” Isaías 43:19

Olá amados de Deus!

A paz e a graça do Senhor Jesus sejam com todos.

Este ano tem sido um ano muito especial e poderoso em Deus. Em muitos aspectos sinto a minha vida e a vida de pessoas que amo avançando rápido para diversas mudanças positivas. Há um sentimento em muitos corações de que este é um tempo de viver o novo de Deus.

“E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.” (Apocalipse 21 : 5)

E dentro deste contexto de despertamento, renovo, mudanças e avanços espirituais estou recomeçando um blog, do zero. Sinto que será uma oportunidade maravilhosa de repartir com mais vidas aquilo que vivido com Deus e já a quase 10 anos venho repartindo em sites diversos.

Espero que este seja um lugar para você ser abençoado sempre que desejar ou precisar. Espero também que aqui eu seja abençoada pelos comentários que chegarão.

Mais do que sentir um cheiro de “novos tempos” é preciso viver estes novos tempos. E isso só se faz dando NOVOS PASSOS.

Que cada coração seja encorajado neste dia a buscar uma alegria e vigor novos na presença do Senhor. Que cada coração esteja disposto a pagar o preço embutido no caminho de novas conquistas.

Um Deus grande faz grandes coisas na vida daqueles que se colocam à Sua disposição para viver Seu Querer.

“Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele…” (II Crônicas 16 : 9)

Com amor

Thais Monteiro Brum

http://twitter.com/#!/thaissmbrum

“Ensina-nos a contar os nossos dias…” (Salmos 90:12)

abril 2012
S T Q Q S S D
« fev   maio »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  
%d blogueiros gostam disto: