Thais Monteiro Brum

EU TE CONHECI NO DESERTO

Posted on: 5 de outubro de 2011

EU TE CONHECI NO DESERTO

“Eu te conheci no deserto, em terra muito seca.” (Oséias 13:5) 

Usamos a palavra deserto constantemente para definir momentos difíceis de nossa caminhada. Veja bem, a expressão deserto não é definição para qualquer luta. Deserto é luta pesada, provação profundamente dolorosa. Não é tempo de pouca chuva, mas sim de nenhuma chuva.  Costumeiramente falamos também que é no deserto que conhecemos de fato a Deus (Seu amor e misericórdia bem como Sua provisão e milagres).

Preparando-me para uma ministração me deparei com este texto de Oséias. Para minha surpresa, não era uma declaração de Israel para Deus. Era Deus quem estava falando! Deus dizendo a Israel que os conheceu no deserto. Oh! Quão forte é isso!

De fato, nos momentosem que Deusnão age conforme a expectativa de nosso coração é que nosso caráter real se manifesta. Não importa muito nossas palavras e atitudes bonitas. O que realmente conta é o conteúdo. De que elas são feitas? De pedra ou areia? Se de pedra, os temporais não as derreterão tampouco os ventos as farão desmoronar. Mas se forem feitas de areia…

Precisamos formar e firmar nossas convicções na pessoa de Deus e em Seu coração aberto para nós na Bíblia. Só assim teremos força para permanecer em fidelidade a Ele todo o tempo.

Não espere um “encorajamento visível”. Na maioria das vezes as circunstâncias não vão te animar mesmo meu irmão. Não conte com o que você vê para alicerçar suas decisões, atitudes e reações diversas.

O que você vê muitas vezes não será coerente com o que você diz crer. Mas se você realmente crer no que diz, no tempo perfeito de Deus o cenário de vitória que você visualizava pela fé em oração poderá se tornar real.

O problema de Israel era ser um povo “de momento”, que agia baseado no agora. Se sentiam fome, naquela hora murmuravam. Quando o pão vinha, agradeciam. Se o líder parecia demorar a chegar com algo de Deus, partiam para a idolatria. Mas quando ele chegava com a face brilhando, se arrependiam.

Vai e vem. Altos e baixos. Sobe e desce. Uma montanha russa de emoções e ações! Assim era Israel. No deserto Deus os conheceu e se entristeceu com o que encontrou no meio deles. Ou melhor, com o que não encontrou neles: “se esqueceram de mim” (v 6b). Deus não se viu em seus corações. Deus se encontraria dentro de você hoje?

Na cova dos leões, Deus conheceu a Daniel. Na fornalha, a Sadraque, Mesaque e Abede-nego. No apedrejamento, Ele conheceu a Estevão. E não podemos esquecer de Jó. Perdeu seus filhos, dinheiro, saúde. Não foi compreendido por seus amigos e a julgar pelas murmurações de sua esposa, parecia estar vivendo uma crise no casamento também. Deus conheceu a Jó naqueles dias. E se agradou dele tanto que mudou sua história totalmente. Sua vida após esta ação de Deus em seu favor foi muito mais abençoada do que antes das perdas (Jó 42:10-17).

Não é difícil cantarmos que Deus abre as portas. Complicado é seguir a vida enquanto estas estão trancadas. É fácil pregarmos que Deus transforma famílias, mas precisamos estar dispostos a lutar pelas nossas.

Deus é onisciente. Porém uma coisa é Deus saber o nosso futuro e outra é Ele decidir por nós. Isso Ele não faz. O livre arbítrio é tão real quanto as conseqüências de nosso uso dele. Deus sabe do que você é capaz. Para o bem e para o mal. Mas as pessoas não sabem. O inimigo não sabe. E Deus quer ser engrandecido em nossas vidas! Aleluia!

Gosto de pensar que Deus tem expectativas a meu respeito. Vejo isso tão nitidamente nos diálogos entre Deus e o diabo a respeito de Jó!

E se Deus quer mostrar a este inimigo tão sujo e cruel que eu não o negarei, que eu não me esqueci Dele, que Ele pode contar comigo, que eu não desistirei dos seus planos e promessas, eis-me aqui.

Carinhosamente em Cristo,

Thais Monteiro Brum

Anúncios

1 Response to "EU TE CONHECI NO DESERTO"

Olá, Thais. Fiquei muito feliz pelo novo blog e esse novo tempo chegando para a sua vida… Continuo acompanhando seus escritos daqui. Eu acredito que nos últimos dias Deus irá falar àqueles que se apartarem para o deserto, talvez sendo necessário se separar até mesmo do “meio evangélico” (obviamente não do Corpo de Cristo, vc entende, né?), como foi com João Batista, preparando o caminho da volta de Jesus. O deserto é nosso aliado, por mais terrível que seja, porque nele só dependemos de Deus. Um grande abraço!

Expresse sua opinião.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Thais Monteiro Brum

Sentindo e curtindo no ar um cheiro de novos tempos

“Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz…” Isaías 43:19

Olá amados de Deus!

A paz e a graça do Senhor Jesus sejam com todos.

Este ano tem sido um ano muito especial e poderoso em Deus. Em muitos aspectos sinto a minha vida e a vida de pessoas que amo avançando rápido para diversas mudanças positivas. Há um sentimento em muitos corações de que este é um tempo de viver o novo de Deus.

“E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.” (Apocalipse 21 : 5)

E dentro deste contexto de despertamento, renovo, mudanças e avanços espirituais estou recomeçando um blog, do zero. Sinto que será uma oportunidade maravilhosa de repartir com mais vidas aquilo que vivido com Deus e já a quase 10 anos venho repartindo em sites diversos.

Espero que este seja um lugar para você ser abençoado sempre que desejar ou precisar. Espero também que aqui eu seja abençoada pelos comentários que chegarão.

Mais do que sentir um cheiro de “novos tempos” é preciso viver estes novos tempos. E isso só se faz dando NOVOS PASSOS.

Que cada coração seja encorajado neste dia a buscar uma alegria e vigor novos na presença do Senhor. Que cada coração esteja disposto a pagar o preço embutido no caminho de novas conquistas.

Um Deus grande faz grandes coisas na vida daqueles que se colocam à Sua disposição para viver Seu Querer.

“Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele…” (II Crônicas 16 : 9)

Com amor

Thais Monteiro Brum

http://twitter.com/#!/thaissmbrum

“Ensina-nos a contar os nossos dias…” (Salmos 90:12)

outubro 2011
S T Q Q S S D
« set   nov »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
%d blogueiros gostam disto: